Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O amigo Carlos Lopes nos mandou a seguinte foto abaixo, retratando uma das figuras mais importantes de Campina Grande, o professor José Lopes de Andrade, o seu avô.




José Lopes de Andrade nasceu no dia 28 de julho de 1914 em Queimadas-PB. Fez o curso primário na famosa escola de Clementino Procópio, estudando depois em João Pessoa e logo após em Recife, optando pelo curso de Estudos Sociais.

Foi Secretário da Prefeitura de Campina Grande, Chefe da Casa Civil do Governador José Américo de Almeida e também Ministro de Viações e Obras Públicas.

Ao voltar a Campina Grande, retomou a função de Professor, sendo um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande. Trabalhou também na antiga URNE (atual UEPB). Foi membro da Academia Paraibana de Letras, até a data de sua morte, em 13 de abril de 1980 no Rio de Janeiro.

Fontes Utilizadas:

Foto de Sóter

2 comentários

  1. Zeca Lopes on 13 de abril de 2020 às 10:52

    Hoje faz 40 anos da sua morte!! Muitas lembranças! Dedicou sua vida a Campina!

     
  2. Unknown on 13 de setembro de 2020 às 09:33

    José Lopes de Andrade participou ativamente das discussões políticas, sociais, educacionais e, sobretudo, culturais sobre Campina Grande e Nordeste. Já recebeu homenagens em obras como "Uma militância na Imprensa" (1985), mas destacaria, também de sua autoria, as crônicas publicadas no Diário de Pernambuco e as obras "Introdução à Sociologia das Secas" (1948) e "Forma e Efeito das Migrações no Nordeste" (1952). Nesta última, faz uma interessante reflexão sobre a problemáticas das migrações e sobre o "homem marginal".

    Joel Andrade

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br