Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Equipe RHCG

Quando começamos a produzir esse blog em 2009, nossa idéia era resgatar materiais que já estavam  condenados pelo tempo, ou pela falta de interesse em colocá-los a disposição dos interessados, ou pela falta de conhecimento de como fazer isso. Era intenção também, demonstrar aos órgãos públicos, que o passado também trás curiosidade e quando bem utilizado, pode gerar dividendos através de turismo. 

Percebemos com o blog, que foto é a melhor maneira de se contar história. Basta um simples scanner, que a foto já está apta a ser publicada, o que não ocorre com áudios e vídeos. Os áudios, por exemplo, são retirados na sua maioria das vezes de fitas cassetes sujas, com som abafado. Os vídeos por sua vez, são de VHS ou mesmo daqueles velhos rolos, que às vezes estão muito deteriorados.

Assim, postaremos hoje cinco registros de uma Campina Grande do passado. Vamos lá:

Na primeira foto, verificamos uma imagem do final dos anos 50. É o Açude de Bodocongó. Utilizem nosso mecanismo de busca para conhecer a história desse famoso açude, que já foi alvo de um tópico do blog.



A foto a seguir, é outro grande registro histórico. É uma foto do aeroporto de Campina Grande, datada dos anos 50. Vale lembrar, que foi nessa década o maior acidente aéreo de Campina Grande, o “Lóide Brasileiro” não conseguiria justamente pousar nesse aeroporto .



Avançamos agora, para o comecinho dos anos 80 do século passado. Na primeira foto, podemos vislumbrar o então neófito prédio da Fiep, juntamente com uma visão do Açude Velho e mais ao fundo, uma Avenida Brasília ainda pouco desenvolvida. O bairro do Catolé nessa época, apenas engatinhava.



Na próxima foto, está a Avenida Floriano Peixoto. Notem que o viaduto ainda não passava de um sonho distante.



Finalmente, nossa última foto desse tópico. Um registro aéreo do Parque Evaldo Cruz. Nessa época ainda não existia o Parque do Povo. Outro fato importante dessa foto é um registro do único Shopping Center da cidade na época, à esquerda, construído na gestão de Enivaldo Ribeiro.



Fontes Utilizadas:

-Acervo Pessoal
-IBGE

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br