Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A foto abaixo era a casa do Coronel Honorato da Costa Agra. Localizava-se na Avenida Floriano Peixoto:


O local foi demolido e em seu lugar, hoje se encontra o Supermercado Bompreço:


Fonte Utilizada:

-Monografia: Quem te vê não te conhece mais: Arquitetura e cidade de Campina Grande em Transformação (1930-1950) de Marcus Vinicius Dantas de Queiroz

ATUALIZAÇÃO DO TÓPICO:

O colaborador Jonatas Rodrigues Pereira colorizou a imagem do casarão de Honorato da Costa Agra, a qual publicamos abaixo. Sabemos o quanto trabalhoso é tal procedimento e só temos a agradecer a disposição para este trabalho.


2 comentários

  1. Jobedis Magno de Brito Neves on 18 de agosto de 2010 às 21:08

    O Patrimônio Histórico de Campina Grande é um bem material que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para todos nós campinenses. Estes patrimônios foram construídos pelas sociedades passadas, por isso representavam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.
    Quem não lembra da Igrejinha de Nossa Senhora da Guia do Bairro do São José erguida no centro do bairro ( fiz resgate de sua historia aqui no RHCG e uma manifestação conta da destruição e construção de outra completamente diferente da original). Na epoca O que ouvi, foi de que a estrutura da igreja estava oferecendo risco pois suas rachaduras laterais e inumeras internas, estavam com problemas estruturais e os moradores soliciaram vistoria aos orgaos competentes e esperaram por alguns anos para as as devidas conclusões de engenheiros que através de laudos atestassem se a mesma oferecia risco de acidentes para transeuntes e moradores. No final escolheram demolir em vez de restaurar e, aí está uma grande perda da nossa infância e parte da nossas memórias. Uma pena!!!!!!

     
  2. Anônimo on 21 de dezembro de 2020 às 21:59

    Infelizmente fora substituída pelo atual Bom Preço. Esse casarão pertenceu a meu tio avô. A culpa é da família e da prefeitura que não tombou com patrimônio histórico, já que Honorato fora um dos homens mais importantes para essa cidade.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br