Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Clementino Gomes Procópio foi um dos grandes baluartes da educação campinense, mesmo não sendo natural da cidade. Oriundo de Bom Jardim, Pernambuco, Professor Clementino Procópio como ficou conhecido, nasceu em 06 de março de 1855. Seu pai era Lourenço Gomes Procópio e sua mãe, Maria Francisco de Brito.

Uma raridade: Foto de Clementino Procópio

Fez Seminário em 1874, porém, não seguiu na Igreja. Morando em Taperoá-PB, veio para Campina Grande no ano de 1877, após uma grande seca ocorrida na Paraíba.

Em Campina, fundou a 05 de julho de 1878, o Colégio São José, localizado a Rua Dom Pedro I, onde hoje se localiza o Quartel de Polícia no Bairro de São José. Como disse Epaminondas Câmara em seu livro Datas Campinenses, “o colégio funcionava sem conforto, fora da cidade”, demonstrando como Campina Grande ainda não era tão grande assim.

Todavia, o estabelecimento de ensino marcou época durante mais de 30 anos, sendo alicerce de educação para vários alunos de peso da sociedade paraibana, a exemplo de Argemiro de Figueiredo, Mauro Luna, dentre outros. O jornalista Eurípedes de Oliveira, ex-aluno de Clementino Procópio, relatou em crônica ao Jornal da Paraíba cujo texto, André de Sena transcreveu no livro “Eurípedes Oliveira, jornalista e construtor de Açudes”:

“O mobiliário escolar se compunha de uns bancos de madeira para grupos de cinco ou mais alunos conforme a freqüência. Num dos cantos lá do fundo estava uma jarra com água e alguns copos de flandres. A classe mais adiantada ficava sentada diante de uma mesa larga e comprida onde fazíamos nossos trabalhos de escrita logo que chegávamos. O professor sentava a sua cabeceira, pondo diante de si a palmatória.
Poucas semanas depois eu recebi, cheio de orgulho, o lugar de decurião. Era o premio ao aluno mais cuidadoso e tinha o privilégio de ficar respondendo pelo professor nas suas raras ausências da sala... Começamos as aulas fazendo a escrita ditada ou copiada e nela mesma fazíamos a análise gramatical dum trecho marcado. Depois, enquanto o professor corrigia as escritas, ficávamos estudando as lições do dia... Terminada a correção da escrita ele fazia a chamada. Um a um, íamos receber as notas. Se fosse má, estirávamos a mão e recebíamos dois bolos de palmatória; péssima, receberíamos quatro a teríamos que refazer tudo de novo. Se estivesse certa, ele marcava outra para o dia seguinte. Depois da escrita era a vez das lições decoradas. Entregávamos o livro com a lição marcada do dia anterior e ficávamos diante dele (Clementino Procópio), de pé, com os braços caídos ao longo do corpo e recitávamos todas as palavras ali impressas, sem esquecer pontuação, notas ou exemplos. Terminada a prova, os bolos de palmatória, dois ou quatro, conforme a nota recebida e voltávamos a estudar até saber recitar tudo na ponta da língua; ás vezes ele voltava às páginas e apenas dizia as primeiras palavras do trecho que nós teríamos de continuar recitando para provar que não tínhamos esquecido as lições anteriores.
Aos sábados havia a sabatina. A classe formava um círculo, ele ao centro, com a palmatória nos joelhos, contava salteado, ora para um, ora para o outro lado, a fim de nos manter atentos a perguntava: o que é verbo? Ou, quantos são os pontos cardeais? Diga a regra para extrair uma raiz quadrada. Onde fica o Cabo da Boa Esperança? Qual é maior, um ângulo agudo ou um ângulo obtuso? Se o aluno titubeava, ele apontava para outro dizendo: ‘ adiante, adiante, adiante, adiante!’, até encontrar quem desse a resposta certa. Então ele entregava a palmatória e o acertador corria a fila e dava um bolo em cada um dos que estivessem errados. Ai dele, se por descuido ou camaradagem desse um bolo pequeno; ele [o professor] tomava a palmatória e lhe dava um bolo exemplar para não dar mais bolo de compadre. O esforço era grande, pois ninguém gostava de apanhar e era preferível estar preparado para dar em vez de sofrer. Nas nossas reuniões, fazíamos as contas e os que mais davam apontados como bons alunos (...)” (SENA,1999, p.39/40)”

Antes de adentrar ao Século 20, Clementino Procópio se envolveria em confusão com o Presidente do Estado da Paraíba. Cliquem abaixo para ampliar a imagem, e leiam a história contada pelo jornalista William Tejo:


Clementino Procópio também se envolveria com a política, sendo membro do Partido Conservador e exercendo também o jornalismo político. Este fato inclusive, influenciou seu filho Severino Procópio, que seria prefeito de Campina Grande por duas ocasiões.



O dia 27 de maio de 1935 marcou o falecimento de Clementino Procópio. Foi alvo de várias homenagens na cidade, inclusive de Argemiro Figueiredo seu ex-aluno, que na época era o Governador do Estado. Mauro Luna, outro aluno, no dia do enterro disse a seguinte frase: “Clementino preparou espíritos capazes de conviver com o futuro”.

Segundo Moacir Andrade em seu livro Vultos Paraibanos, “a banda de música posta em frente ao Cine Fox, tocou uma marcha fúnebre, e dois mil escolares formados, receberam o velho mestre inanimado com silêncio profundo”. Clementino Procópio foi sepultado no cemitério do Monte Santo, com todas as honras merecidas.

Atualmente, uma das principais praças de Campina Grande se chama “Clementino Procópio”. Fica entre a Avenida Floriano Peixoto, Rua 13 de Maio, Rua Irineu Joffily e Rua Vidal de Negreiros.

Praça Clementino Procópio: Monumento a Teodósio de Oliveira Ledo

Praça Clementino Procópio: Estátua e Coreto

Uma outra homenagem foi prestada ao professor. Foi dado seu nome a Escola “E.E.E.F. CLEMENTINO PROCOPIO”, localizada a Rua Felipe Camarão, no bairro de (adivinhem o nome?) São José.

Fontes Utilizadas:

- Wikipédia (Fotos da Praça)
- Fundação Joaquim Nabuco (Foto de Clementino Procópio)
- Texto “Imagens Literárias da Educação de Campina Grande (1907-1957) de Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio (Texto de Eurípedes Oliveira)
-Anuário de Campina Grande 1982 (Foto da família e scan do conto de William Tejo)
-Vultos Campinenses – Moacir Andrade
-Datas Campinenses – Epaminondas Câmara

5 comentários

  1. Selia on 26 de outubro de 2009 às 07:38

    Parabéns pela iniciativa de fazer este blog, se todos gostassem assim de suas cidades a vida seria bem diferente.
    Gostei, achei muito interessante..

    Visite meu blog vc também vai gostar.
    http://seliacorretora.blogspot.com
    Realizando Sonhos com Segurança e Qualidade.

     
  2. BLOG CG RETALHOS on 26 de outubro de 2009 às 10:01

    Obrigado Selia pela visita. Iremos olhar o blog sim.

     
  3. maria costa on 7 de agosto de 2010 às 14:21

    Sou bisneta de Clementino Procópio fiquei feliz em ver o site

     
  4. MARCEL HENRIQUE on 17 de outubro de 2010 às 12:01

    Parabéns pelo Blog! Serei usuário assíduo e colaborarei sempre que puder.

    Abraços.

     
  5. Unknown on 27 de março de 2018 às 22:04

    Prezada Maria, sou tetraneto de Clementino Procópio, bisneto de Severino e neto de Pedro. Moro em BH e estou tentando levantar a árvore genealógica de nossa família. Se puder, entre em contato comigo para tocarmos informações. Meu e-mail é procopiojr@yahoo.com.br. Att. Gladstone Procópio.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br