Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O Corpo de Bombeiros de Campina Grande foi inaugurado em 07 de setembro de 1953, tendo como Comandante o 2º tenente PM Manoel Brás. Seu lema era “VIDA ALHEIA E RIQUEZAS A SALVAR”. Tudo começou a partir da Lei nº. 31 de 10 de novembro de 1947 do Governo do Estado, publicada no Diário Oficial de 11 de novembro de 1947, na gestão do então governador Osvaldo Trigueiro e Albuquerque Melo, criando uma secção na cidade, sendo subordinada a sede da capital do Estado.


Flagrante dos anos 50. Visita do Cel. Elias Fernandes ao Quartel do
Corpo de Bombeiros de Campina Grande

José Américo de Almeida foi o responsável pela construção da primeira sede do Quartel, em edifício anexo ao 2º Batalhão da Polícia Militar.

Corpo de Bombeiros nos anos 80

Em 6 de março de 2006, uma nova instalação localizada na Avenida Almeida Barreto nº. 428, no Bairro de São José, foi inaugurada. No ano seguinte, através da Lei nº. 8.444, O Corpo de Bombeiros de Campina Grande mudaria sua denominação para “2º Batalhão de Bombeiros Militar”.


A nova sede

Segundo registros históricos, os maiores incêndios combatidos pelo 2º Batalhão foram: O ocasionado em outubro de 1954 na antiga SANBRA, com duração de 30 dias e outro na cidade de Barra de Santa Rosa em novembro de 1983, com duração de 15 dias.

Recentemente, no ano de 2008, um grave incêndio no centro de Campina Grande teve o controle do Corpo de Bombeiros. Vejam a cobertura da TV Borborema:


Fontes Utilizadas:

Site dos Bombeiros (http://www.bombeiroamigo.org/)
Anuário de Campina Grande (anos 80)
http://www.pm.pb.gov.br/ (Foto da sede atual)
TVBorborema (Vídeo)

2 comentários

  1. Anônimo on 25 de novembro de 2010 às 10:23

    Os Bombeiros são os verdadeiros heróis dessa nação.

     
  2. Anônimo on 7 de agosto de 2016 às 00:18

    Caro Jornalista

    Parabéns pelo blog mais uma vez.
    Vendo este post sobre o incendio da Loja de Tecidos na Maciel Pinheiro em 2008.
    Quero registrar aqui que em 1976 ,por coincidência houve um grande incêndio no mesmo local,
    na antiga Academia de Judô do saudoso atleta campinense Ivan Gomes que ficava no 1ª andar também na esquina, ao lado desta loja..
    Eu era muito jovem e em Campina os "bigodetes" ficavam conversando potoca na Maciel Pinheiro até tarde na noite, estava lá com amigos e vimos quando o incêndio começou. Deixaram a sauna da academia acessa e foram embora e assim acabou-se a academia de Ivan que nesta época não estava em Campina, estava viajando,no Japão participando de um torneio de judô.
    Que local mais azarado esse aí!
    Abraço






     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br