Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A favela da Cachoeira começou o processo de ocupação do seu espaço geográfico por volta do ano de 1958, durante a administração do então prefeito Severino Cabral, quando surgiram os primeiros habitantes dessa região periférica de Campina Grande.

Tudo começou quando o prédio onde hoje funciona a Faculdade Direito da UEPB, abandonado à época, fora ocupado por dezenas de famílias egressas da Zona Rural que fugiram da seca que assolava as famílias do campo e de outros "sem-teto" da área urbana.

Em se tratando da área nobre da cidade, os ocupantes do antigo casarão causaram incômodo nos vizinhos, na sua maioria formada pela elite local, que recorreram ao ínclito "Pé-de-Chumbo" para que buscasse uma solução para o caso.

O terreno destinado a acomodação dos "inquilinos" do casarão (que mais tarde viria ser o Colégio Anita Cabral), era de propriedade do Sr. José Adelino de Melo, limitado com os bairros de José Pinheiro, Monte Castelo e Nova Brasília. Foi desapropriado pela Prefeitura Municipal e doado aos futuros moradores, sendo ainda lhes concedido o material de construção (taipas, inchames, forquilhas e caibros) como incentivo à ocupação da área sem condições topográficas ideais.

Pequenos casebres de taipa e barro foram surgindo e, assim, começou a ocupação da área que ficou conhecida por, realmente, existir uma queda d'água em tudo seu percurso, donde desaguava o antigo Riacho das Piabas, hoje o Açude Velho.

A região também fora utilizada como solução política a quem interpelasse o prefeito em busca de um lugar para morar: a localização já estaria autorizada e, assim, a área foi expandida e totalmente ocupada.

Em 2005 o Governo do Estado (Adm. Cássio Cunha Lima) decretou, efetivamente, o fim da Favela da Cachoeira com a construção de um novo bairro, localizado ao final da Rua Santo Antonio, na saída para a cidade de Massaranduba, denominado Bairro da Glória.

Com a desocupação total das residências existentes na área da Cachoeira, foi determinada sua demolição, sendo executada sua destruição completa, no ano de 2006.

Fonte Pesquisada:
SOUSA, José Alves de. "Erradicação da Favela da Cachoeira: Uma Luta do Povo pelo Espaço".

Anexo:

Material enviado ao blog por Welton Souto Fontes: "Tem uma pessoa no mural de recados que está com dúvidas sobre os planos de erradicação do Bairro da Cachoeira. No arquivo do Museu Histórico de nossa cidade tem um suplemento especial do Diário da Borborema (31/01/1973) que fala do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Esse documento organizado nos anos 70 planejou, entre outras coisas, urbanizar a ocupação do bairro da Cachoeira. Mesmo que não tenha sido posto em prática, a cidade planejada e sonhada compõe o imaginário social e urbanístico de nossa cidade, por isso, também faz parte de nossa história. Abaixo, a foto a da maquete representando como ficaria o Bairro da Cachoeira. Anexado também a capa desse tal suplemento e a página que fala em especial desse PDDI". (CLIQUEM PARA AMPLIAR):





0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br