Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

João Gonçalves nasceu em 29 de maio de 1936 em Campina Grande. "Desde de criança cantava e inventava parodias. Gostava de cantar qualquer estilo e ritmo. Na fase adulta em roda de bar e tomando umas e outras com os amigos; continuei cantando e compondo", disse João ao site ritmomelodia.mus.br.

Em 1976, Genival Lacerda gravou "Aí é que você se engana", "Ás de copas", "Munguzá de coco", "Porco mecânico", "Burrico da Gabriela", "Você já me fez sofrer" e "A mulher da cocada", todas em parceria dos dois. No mesmo ano, João gravou o LP "Pescaria em Boqueirão", seu maior sucesso da carreira de cantor.


Outras músicas suas também foram sucesso: A cobra de camelô (c/ Genival Lacerda) • A mulher da cocada (c/ Genival Lacerda) • Ás de copas (c/ Genival Lacerda) • Beth Close (c/ Genival Lacerda) • Burrico da Gabriela (c/ Genival Lacerda) • É aí que você se engana (c/ Genival Lacerda) • Galeguinho dos zoi azu (c/ Genival Lacerda).

O "Rei do Duplo Sentido" ajudou o nome de Campina Grande a se popularizar nacionalmente e até internacionalmente, quando sua música "A Cabritinha", tornou-se hit na Europa, através do cantor português Quim Barreiros.

Anexos:

Vídeo: Apresentação de João Gonçalves no programa "Momento Junino" - TV Borborema em 2003:


Vídeo: Reportagem sobre João Gonçalves no programa "Momento Junino" - TV Borborema em 2008:



A Rádio Cariri de Campina Grande através do programa Mesa de Bar (todas as quintas-feiras, 20 horas da noite), que realiza entrevistas com pessoas que tem história em Campina Grande, no dia 22 de outubro de 2009, entrevistou João. O áudio da íntegra da entrevista pode ser escutado abaixo:

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br