Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O Blog "Retalhos Históricos de Campina Grande" foi alvo de uma matéria do Jornal da Paraíba do dia 25 de outubro de 2009. Nossos agradecimentos ao Astier Basílio pela bela matéria feita, valeu mesmo.

Campinenses criam, na internet, um museu sobre a história de CG


Por: ASTIER BASÍLIO

Foi o amor por Campina Grande que fez Adriano Araújo, administrador e bacharel em Direito, e Emanuel Sousa, administrador e concluinte do curso de Ciências Contábeis, criarem um blog que é um verdadeiro tesouro sobre a história, a cultura, os esportes e, por fim, a tudo que se refere à Rainha da Borborema.

Há três meses no ar, o blog Retalhos Históricos de Campina Grande (http://cgretalhos.blogspot.com) veicula áudios e recortes de jornais sobre acontecimentos e curiosidades relativas à cidade. Há verdadeiras preciosidades como fotos de Marinês jovem ao lado de Luiz Gonzaga, áudios com o discurso do prefeito Newton Rique se pronunciando sobre sua cassação em 1964, além de uma variedade de fotografias sobre pontos da cidade que não mais existem, destruídos pela reforma empreendida pelo prefeito Vergniaud Wanderley, na década de 1940.

“Há muito tempo já colecionávamos material tido como relíquias da nossa História, principalmente na área política. O Blog surgiu como uma solução viável aos nossos intentos, uma vez que dispúnhamos de material e tínhamos a imensa vontade de compartilhar com a comunidade local”, explicou Adriano.

Sobre o material que recebem, os editores informam que tem contado, eventualmente, com o auxílio de amigos “que comungam com o propósito do Blog e nos enviam material valiosíssimo de conteúdos diversos, a exemplo de um senhor de 90 anos, José Modesto, que nos cedeu o áudio do pronunciamento histórico de Newton Rique”, relatou Emmanuel.

A atualização é diária. Os editores quando deram início ao blog contavam com um farto material. À caça de curiosidades e de fatos importantes, Adriano e Emmanuel vão às bibliotecas e pesquisam coleções de jornais. Há algumas matérias que são disponibilizadas. Uma delas, do Diário de Pernambuco, mostra como estava o clima da cidade às vésperas do “dilúvio” anunciado pelo líder da seita da Borboletas Azuis, Roldão Mangueira.

Sobre a perspectiva de transformar o conteúdo em livro, os editores afirmam que dispõem do espaço virtual para falar da história de Campina, pois é um meio barato de difundir o acervo. Mas, advertem: “Se o poder público não agir, como existe em São Paulo os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa, utilizando-se da multimídia, nossa História esmaecerá e, aí sim, precisaremos contar com uma edição impressa”.
 
Fonte Utilizada:

Jornal da Paraíba

2 comentários

  1. Unknown on 26 de outubro de 2009 às 17:18

    Ola pessoal, ha muito tempo comentava com amigos da necessidade de um site que fizesse referência à história da nossa Rainha da Borborema, e só hoje tomei conhecimento deste trabalho.
    Está simplesmente espetacular.
    Enche de orgulho e saudade todos nós que amamos essa cidade, principalmete os que,como eu, estamos morando fora ( espero que por pouco tempo).
    Um abraço a todos.

    Thiago Oliveira

     
  2. Wellington Medeiros on 24 de novembro de 2009 às 09:19

    Faço minha as palavras de Thiago Oliveira. Só que não foi hoje que tomei conhecimento do blog.

    Parabéns.

    Wellington Medeiros

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br