Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

No centenário de Campina Grande em 1964, a cidade foi agraciada com alguns eventos e homenagens. Já falamos de dois acontecimentos aqui nesse blog, um torneio de futebol com as duas principais equipes da cidade, que foi vencido pelo Náutico de Recife e a gravação de um compacto com duas canções em homenagem a Campina, destacando-se a célebre “Tropeiros da Borborema”, também alvo de um tópico anterior do blog.

Todavia, a principal homenagem daquele ano foi sem dúvida, o Monumento em homenagem aos Tropeiros, que acabou se tornando o cartão postal da cidade de Campina Grande. Essa edificação foi em homenagem aos índios Cariris, aos Jesuítas e aos Tropeiros, localizando-se as margens do Açude Velho, outro grande ponto turístico da “Rainha da Borborema”.


Segundo o Livro Memorial Urbano de Campina Grande, os índios cariris, habitavam a região semi-árida da Paraíba, conhecida hoje como Cariris Velhos e em Campina Grande, embora essa área fosse domínio dos tairairus. A Palavra "cariris" é de origem indígena (kiriri-Cariri), que significa taciturno, silencioso e calado.


Os “Jesuítas” eram membros da Sociedade de Jesus ou Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola (1491-1556).

Já os Tropeiros eram comerciantes que ajudaram a colonizar nossa cidade. Ficaram famosos com seus burros que ajudavam a carregar os produtos que vendiam, além de estarem sempre em grupos.


Infelizmente, o monumento hoje está sujo, feio, merecendo sem dúvida uma boa reforma.


Fontes Utilizadas:

-Fotos encontradas na Comunidade de Campina Grande no Orkut
-Livro Memorial Urbano de Campina Grande de José Edmilson Rodrigues
-Dicionário Aurélio 

3 comentários

  1. Augusto Gomes on 12 de outubro de 2015 às 20:39

    A título de esclarecimentos: as estátuas representam a figura de um tropeiro, de um índio, e, de uma APANHADORA DE ALGODÃO ou, de um tropeiro, de um índio e de um FRADE JESUÍTA?

     
  2. Paulo Gomes on 14 de abril de 2016 às 08:55

    Para quem não sabe, os Tropeiros da Borborema ainda continuam na ativa. Hoje eles atendem à rota Recife x Campina Grande x Recife, dos Correios através do serviço de Sedex. Quem duvidar e quiser comprovar é só postar alguma coisa via Sedex de Recife a Campina Grande e vice-versa. Antecipadamente avisamos porém, que devido a idade avançada dos animais em questão, não tenha jamais esperanças de receber o que foi postado.

     
  3. Joabe Aguiar on 10 de maio de 2021 às 21:20

    De acordo com as fontes consultados, como apontamos anteriormente, as três
    estátuas representam o indígena, uma mulher representando a cidade de campina
    Grande e o colonizador. Mas diversas leituras, talvez, apregoadas pela aparência física e
    pelos detalhes que caracterizam as estátuas, deram um novo significado as duas últimas:
    a catadora de algodão e o tropeiro.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br