Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O Bairro de Bodocongó já foi alvo de alguns tópicos aqui no blog, devido a sua importância tanto histórica, como cultural. Hoje iremos falar do Açude, que criado nos primórdios do século XX, tornou-se um cenário imprescindível e importante daquele bairro, pelo menos visualmente.

O manancial foi idealizado por conta da escassez de água na cidade, já que o Açude Velho e o Açude Novo (hoje soterrado), não mais estavam suportando o fluxo necessário para o crescimento local.

Na administração de Cristiano Lauritzen, o homem que transformou Campina Grande, foi trazido a cidade um engenheiro da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), de nome Miguel Arrojado, que no então Sítio Ramada, localizado na “Serra da Catarina”, bacia do Bodocongó, a 6 km do centro da cidade, seria o responsável pelos inícios das obras do novo açude, no ano de 1915.


Segundo o Diário da Borborema, o açude seria concluído no dia 15 de janeiro de 1917, sendo entregue à população em 11 de fevereiro do mesmo ano.

Porém, um grande problema foi logo constatado: a água era salobra. Todo a vultosa quantia investida foi de certa forma, jogada no limbo.

Ironicamente, o açude caiu nas graças da cidade, tornando-se um ponto de lazer, inclusive com passeios de barcos. Ao seu redor começaram a surgir empresas, destacando-se o “Curtume Vilarim”, e o famoso Matadouro, além de servir de alicerce para o surgimento do célebre bairro.

Fontes Pesquisadas:

Diário da Borborema
Foto em cores do açude retirada da comunidade de Campina Grande no Orkut

2 comentários

  1. Anônimo on 13 de janeiro de 2013 às 19:22

    É uma pena, lamentável mesmo, que um assunto tão importante não tenha se quer sido merecedor de um comentário da população.

     
  2. Anônimo on 21 de maio de 2016 às 14:38

    Vocês tem mais conteúdo, artigo, fotos antigas sobre o açude? Se sim, por favor, enviar informações para psc030912@icloud.com

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br