Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?




Registro raro de uma visita do então presidente Juscelino Kubitschek a Campina Grande. As fotos são da inauguração da 1ª adutora do Açude de Boqueirão, em julho de 1960, registrando o corte da fita inaugural da represa construída pelo DNOCS.

Esta obra consolidava assim, a política de serviços hídricos do Governo Federal para a região Nordeste, que foi sempre a construção de grandes açudes, obras que eram apresentadas como a solução definitiva para a deficiência hídrica do local e que pelo tamanho impressionava a população.

A construção do açude de Boqueirão solucionou o grave problema de abastecimento d'água de Campina Grande, pois a cidade ressentia-se de fontes de águas potáveis para a sua população, desde a inauguração do seu abastecimento urbano em 1939, em que tinha como fornecedora a represa de Vaca Brava, situada nas proximidades do município de Areia, no Agreste paraibano.

A segunda foto, registra por trás do presidente, o senador Ruy Carneiro. O segundo da esquerda para a direita, é o exportador de algodão Alvino Pimentel. O presidente perguntou ao compadre Alvino o que ele queria. Respondeu: "para mim não quero nada, mas para Campina Grande peço uma adutora".

Fontes Utilizadas:

Diário da Borborema
Jornal da Paraíba (Coluna de William Tejo)

5 comentários

  1. My Life on 10 de junho de 2010 às 17:58

    Gostei muito de encontrar meu avô Alvino Pimentel registrando um dos momentos importantes que colaborou para Campina! Obrigada! Abraço, Cristina Pimentel.

     
  2. Carolina on 22 de julho de 2010 às 16:11

    olá, gostaria de saber em qual jornal a foto foi publicada?
    Abçs
    Carolina Melo, estudante de História - UFPB

     
  3. Anônimo on 22 de julho de 2010 às 16:20

    Carolina:

    Fontes Utilizadas:
    Diário da Borborema
    Jornal da Paraíba (Coluna de William Tejo)

    Blog RHCG

     
  4. Carlos on 2 de novembro de 2010 às 14:19

    Olá! O meu nome é Carlos

    Gostei bastante das imagens postada neste blog, principalmente porque sou natural de Boqueirão e desenvolvo pesquisa sobre a construção do açude, especificamente sobre os hábitos alimentares de cactos e de bromélias antes e depois da edificação do manancial.
    Gostaria de saber se vocês tem alguma materia de algum jornal da década de 1950 que fale sobre o assunto de maneira direta ou indiretamente. Caso tenham, envi para mim (josecarlosfrance@gmail.com), ficarei imensamente grato.
    Atenciosamente
    CARLOS

     
  5. magdala melo on 9 de março de 2018 às 16:03

    Gostei muito da matéria, especialmente, porque meu pai'Francisco Cavalcanti de Mello, esteve com o Presidente Juscelino Kubitschek na ocasião e em nome dos agavieiros paraibanos, como presidente da Cooperativa Mista Paraibana dos Agavieiros Ltda, solicitou cambio livre para o sisal (nossa agave) O presidente despachou:" À CACEX, para examinar." Valeu! Vocês teriam mais detalhes da visita? muito grata Magdala Cavalcanti de Melo ( magdalamelo@gmail.com)

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br