Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Açude de Bodocongó


Um dos temas marcantes sobre Campina Grande é a música "Bodocongó", que se refere ao bairro e ao açude que recebe este nome. Segue abaixo, a letra e música da bela canção:

Bodocongó

Composição: Humberto Teixeira - Cícero Nunes

Eu fui feliz lá no bodocongó
Com meu barquinho de um remo só
Quando era lua
Com meu bem
Remava à toa
Ai ai ai que coisa boa
Lá no meu bodocongó
Bodo Bodo Bodo congó bodo bodocongó
Meu canário verde
Meu curió
Bodocongó bodo bodocongó
Ai!Ai! Campina Grande
Eu vivo aqui tão só

Escutem a música na voz marcante de Elba Ramalho:



Algumas fotos do Açude em 2011, que está precisando urgentemente de uma revitalização:









5 comentários

  1. Guido Machado on 22 de novembro de 2011 às 15:26

    Alguem sabe o significado de Bodocongó? seria ateh bom um post sobre o significado de alguns bairros. mais uma vez, parabens pelo otimo blog. to sempre espalhando.

     
  2. RHCG on 22 de novembro de 2011 às 15:38

    Agradecemos Guido Machado. Ainda falaremos muito em Bodocongó. Para sanar sua dúvida, veja o artigo publicado em: http://cgretalhos.blogspot.com/2010/04/bodocongo-aguas-que-queimam-por-eveline.html .

     
  3. Alysson on 22 de novembro de 2011 às 16:54

    eu até concordo que o açude tá abandonado mais gosto desse site somente quando coloca fotos antigas de campina essas fotos coloridas dá uma misturada no visual do site. gosto de mais das fotos preto e branco.

     
  4. RHCG on 23 de novembro de 2011 às 07:48

    Alysson, apreciamos sua opinião, porém estas fotos chamadas atuais, com o passar do tempo, também serão "retalhos" do passado. E nosso objetivo foi alertar o grave problema do Açude de Bodocongó.

     
  5. Valfrêdo Farias on 23 de novembro de 2011 às 20:20

    Um detalhe: por esses dias ouvi uma versão da canção sobre o Bodocongó, onde Elba Ramalho ao invés de cantar "...Remava à toa", cantou "... Andava à toa". Esquisito, não? Abraço ao pessoal do site.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br