Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Brasil e Uruguai jogaram no Amigão
Não se pode querer contar a história do futebol paraibano, sem mencionar os jogos que a Seleção Brasileira de futebol fez nesse Estado. O primeiro jogo foi em 1989 no Estádio Almeidão em João Pessoa, com a Seleção “Biônica” de Sebastião Lazaroni contra um país que hoje nem existe, a Iugoslávia. O placar de 0 a 0 frustrou os pessoenses e todos aqueles que compareceram ao velho, na época nem tanto, Estádio da Capital. Todavia, naqueles tempos existia uma tradição, que embora não fosse lei, era na maioria das vezes colocada em prática: o que se fazia em João Pessoa, também tinha de ser feito em Campina Grande. Assim, em 1992 estaria marcado para o Estádio Ernani Sátiro “O Amigão”, um jogo entre Brasil e Uruguai.

No começo dos anos 80, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vislumbrou a possibilidade de aproximação com vários políticos de Estados brasileiros, fossem eles Governadores, Prefeitos ou até mesmo Senadores, aumentando assim seu poder de atuação e consequentemente, garantindo um extra ($) para seus cofres. Antes disso, dificilmente a Seleção, que é patrimônio do povo brasileiro, saía do eixo Rio/São Paulo.

Em 1992, o técnico do selecionado brasileiro era Carlos Alberto Parreira, tendo ao seu lado o inseparável Zagallo, na função de Coordenador Técnico. Nos dias que antecederam a partida, a Seleção na Paraíba era o principal assunto da mídia, talvez em virtude disso, os organizadores do jogo elevaram em demasiado os preços dos ingressos, fato este que no dia da peleja, fez com que o Estádio Amigão não recebesse um público digno de duas seleções vencedoras de mundial como são Brasil e Uruguai, atitude essa, que recebeu críticas até na imprensa nacional, quando um jornalista relatou os preços abusivos.

Como é de conhecimento, a cidade de Campina Grande é famosa por seus grandes eventos turísticos, portanto, não foi novidade o convite feito a alguns jogadores da Copa de 1950 para que fossem homenageados no jogo pelo Governador da Paraíba (Ronaldo Cunha Lima) e o Presidente da CBF (Ricardo Teixeira). Foi o caso de Ademir Menezes, o artilheiro da Copa de 50.

O grande motivo de orgulho, porém, ainda mais para os torcedores do Treze Futebol Clube, foi a homenagem feita a Antônio Fernandes Bióca, que teve a honra de dar o pontapé inicial do jogo. Para os de memória curta, ou os que não sabem mesmo, Bióca foi um dos fundadores do Treze e um dos maiores incentivadores do futebol paraibano.

Iniciada a partida, a Seleção Brasileira começou jogando muito bem, chegando a abrir o marcador logo aos 4 minutos de jogo com um belo gol de Edmundo. Entretanto, após o começo forte o time brasileiro chegou a ser medíocre, sem entrosamento e acima de tudo, perdendo muitos gols, inclusive com a bela presença do excelente goleiro uruguaio.


O Uruguai, time que seria adversário do Brasil nas Eliminatórias da Copa de 1994, começou a contra-atacar até tomar em definitivo, as rédeas da partida, culminando com uma reação espetacular e virando o jogo para 2 a 1, com gols de Cabrera, após um chute forte (42 minutos do 1º tempo) e finalmente com Guerra, que chutou entre Ronaldo e Winck, fazendo o gol da vitória uruguaia.


Será que a presença de jogadores brasileiros da Copa de 1950, fez com que os “Deuses do Futebol”, repetissem o célebre placar do Maracanã? Não sabemos, porém, a imagem da bela festa ficou nas lembranças dos desportistas paraibanos e a Seleção Brasileira, até a presente data, nunca mais voltou aos gramados paraibanos.

Vídeo com reportagem da TV Paraíba sobre essa partida:



Mais reportagens sobre o jogo:



Ficha Técnica:

Brasil 1x2 Uruguai
Data: 25/11/1992
Local: Estádio Amigão – Campina Grande-PB
Árbitro: José Clizaldo
Público: 13.510 pessoas
Brasil: Gilmar; Luís Carlos Winck (Vítor), Válber, Ronaldão e Roberto Carlos; César Sampaio (Palhinha), Júnior (Silas), Raí e Zinho (Elivélton); Edmundo e Evair (Nilson). Técnico: Carlos Alberto Parreira
Uruguai: Siboldi; Da Luz, Sanchez, Moas e Cabrera; Ostolaza, Moran, Saralegui e Peletti; Guerra e José Garcia (Carlos Sanchez). Técnico: Luis Cubilla
Marcadores: Edmundo (Brasil); Cabrera e Guerra (Uruguai)

O JOGO NA TRANSMISSÃO DA TV BANDEIRANTES:


COMPACTO DO JOGO PELA TV BORBOREMA, COM NARRAÇÃO DE PAULO ROBERTO:


Agradecimentos a Eduardo Almeida pelos vídeos das tvs locais, fruto de seu belo acervo.

Fontes Utilizadas:

Arquivos Pessoais
Diário de Pernambuco
http://www.rsssf.com/
TV Paraíba
TV Manchete
Rede Globo
TV Bandeirantes
TV Borborema

8 comentários

  1. Anônimo on 7 de janeiro de 2010 às 17:30

    Adriano, quero descobrir a fonte deste garimpo! Que belo texto e que beleza de imagens, parabéns.

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogpsot.com

     
  2. J. Junior on 7 de janeiro de 2010 às 21:00

    Nao vou dizer que temos aqui o Batman e o Robin, mas que esta dupla e demais, ninguem pode negar, parabens a voces. Fico impressionado com tal acervo e atualizacao.

     
  3. Ewerton Emmanuel on 20 de fevereiro de 2010 às 22:05

    Me lembro muito bem dessa época. Eu tinha apenas 8 anos e estava louco pra ir ao jogo. Infelizmente como mostrou a reportagem os preços dos ingressos era muito elevados. Até pra ir ao treino se pagava e o preço não compensava.

     
  4. Luciano dss on 25 de junho de 2013 às 09:28

    Pois é,tinha 10 anos quando aconteceu este jogo em CG,era realmente 1 tempo difícil q nem todo mundo poderia assistir 1 jogo desse pois era tempo d recessão e d Inflação mt alta.No fim,foi + interesse político e financeiro,e p completar,nossa Seleção BEM desentrosada decepcionou o público Paraibano q foi ao Amigão deixando a Celeste virar a peleja.Mas da época,vale a lembrança msm,parabéns p resgate!

     
  5. Anônimo on 27 de junho de 2013 às 11:39

    Eu lembro que, na última hora,o governo do estado comprou um monte de ingressos para distribuição gratuíta, para evitar um esvaziamento do estádio.
    Mais ai já era tarde, e o "Amigão"(apesar de muita gente presente - eu inclusive-)não lotou para ver a seleção.

     
  6. HILDELY ELECTRONICA on 29 de novembro de 2014 às 15:32

    Eu preciso uma ajuda, quero adquirir fotografias da selecao antes desse jogo, com quem posso falar?

     
  7. Blog do Trajano on 19 de dezembro de 2017 às 22:25

    Que legal esse arquvo. Estava eu aqui sozinho e do nada lembrei que um dia qnd era garoto e morava no nordeste vi o brasil jogar em Campina Grande. Comecei a pesquisar e encontrei essa maravilha. Adorei!

     
  8. Unknown on 23 de setembro de 2018 às 16:12

    Esse blog é sensacional. Parabéns!!!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br