Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Valberto José (Publicado originalmente no Jornal da Paraíba)

Muito se fala e se escreve sobre a transformação de clubes de futebol em empresa, mas  alguns anos, um grupo de desportistas de Campina Grande-PB, formado em sua maioria, por dissidentes do Campinense, tentou fundar um clube empresa. A tentativa logrou êxito imediato porque logo no primeiro campeonato disputado a equipe foi vice-campeã. A existência da agremiação, contudo, não durou mais do que dois anos.

A fundação da Sociedade Desportiva da Borborema foi cercada de grandes perspectivas, uma vez que a maioria de seus dirigentes tinha um passado recomendado nos bastidores do futebol. Além disso, o clube foi criado com um invejável suporte financeiro, destacando-se um terreno loteado, que era o seu principal patrimônio. Como todo esse suporte, os planos de seus dirigentes eram bastante ambiciosos e traduzia-se na construção de uma sede social no hoje nobre bairro do Catolé e um amplo e coberto ginásio de esportes.

Logo na elaboração do novo clube, os dirigentes fundadores cuidaram de montar toda uma estrutura de marketing para que ele se tornasse uma grande organização empresarial futebolística e atraísse os torcedores de Treze e Campinense. A data de fundação - 11 de outubro de 1975 -, por exemplo, foi escolhida de propósito e se constituía numa singela homenagem a Campina Grande, pois coincidia com a data de sua emancipação política.

A noite de 11 de outubro de 1975 foi marcante para a Desportiva Borborema, quando uma programação selou a fundação da nova agremiação futebolística, numa reunião solene com direito a girândolas, balões e coquetel à imprensa e convidados. Nela, constaram ainda a eleição da primeira diretoria e assinatura da escritura do terreno.

Com a eleição e a posse dos dirigentes, o clube partiu para a formação de seu elenco. Inicialmente, com o recrutamento de jovens valores no futebol amador de Campina Grande e região do Compartimento da Borborema. Depois, com a aquisição de jogadores vindos de outros Estados, principalmente Rio e São Paulo.

Pelo menos 12 atletas foram contratados, boa parte deles da Portuguesa de Desportos. Sílvio e Jorge Luiz, goleiros, Tinteiro, Bispo, Mazinho, Radar; entre outros, foram alguns dos atletas adquiridos fora. No decorrer do ano de 76 foram contratados Edgar, Odon e até Pedrinho Cangula, no Estado.

Para o comando técnico da equipe, a diretoria foi buscar o técnico Paulo Mendes, com passagem pelo Bangu e alguns cursos para função. O catimbeiro Adalberto Lima foi outro adquirido pelo clube.

Fundado com o objetivo de revelar jogadores, a Desportiva Fez uma verdadeira "peneira" e conseguiu revelar atletas como os laterais Birungueta e Severo, o zagueiro Ari, o meia Fio ou Celso, que jogou na Suíça, e Reinaldo, entre outros. O time de juniores ainda disputou a Copa Itatiaia, em Belo Horizonte.

Com as cores branco, azul e vermelha e adotando como símbolo um gavião, a equipe conseguiu sua primeira vitória num jogo contra o Guarabira, no "Amigão", saindo vencedora por 3 a 0 e atuando com Sílvio; Romário, Everaldo, Zecão e Birungueta; Ronaldo, Odon e Cláudio; Edmilson, Radar e Jair.

BRIGA COM A FPF AJUDOU NO AFASTAMENTO DO CAMPEONATO

Na qualidade de clube de futebol profissional, a Desportiva não completou nem dois anos direito. Em agosto de 1977, insatisfeita com os dirigentes da Federação Paraibana de Futebol, cujo presidente era Genival Leal de Meneses, o clube acompanhou Atlético de Sousa, entre outros, e abandonou o Certame Estadual daquele ano.

Em nota enviada à entidade, a diretoria tricolor se queixava de que ela só beneficiava o Botafogo. Engavetamento e rasuras de contratos de alguns jogadores, por funcionários da FPF, foram algumas das acusações do clube. Isso fez com que algumas contratações não fossem concretizadas e o clube ficou com um elenco bastante resumido para disputar uma competição.

Genival Leal de Meneses, o presidente da FPF, retrucou as acusações, afirmando que o Gavião abandonou o certame porque seus dirigentes não tinham dinheiro para manter o elenco.

A desativação do clube para o futebol profissional foi conseqüência das divergências de pensamento de seus dirigentes.

Quem afirma é o seu ex-presidente Lamir Motta, para quem existiram outras razões, entre as quais íntimas e que, por isso mesmo, ele não quer revelar.

Motta concorda que a criação da Desportiva Borborema como clube empresa foi apenas uma tentativa. "Tentou-se formar...", reconhece.

EX-PRESIDENTE ACHA QUE HOJE DARIA CERTO

Apesar da tentativa frustrada de um clube empresa, o ex-presidente da Sociedade Desportiva Borborema, Lamir Motta, acha que hoje essa investida daria certo. Motta acredita como um dos motivos do fracasso do Gavião como empresa a falta de uma legislação específica, na época, para dar amparo legal à associação.

Por isso mesmo o também ex-presidente do Campinense Clube acha que, Ana atualidade, qualquer grupo de desportistas que quiser fundar um clube empresa terá sucesso, já que hoje existe uma lei dando respaldo. Dentro dessa plataforma é que ele é um dos artífices da transformação do rubro-negro numa empresa de futebol.

EQUIPE NUNCA PERDEU PARA O CAMPINENSE E ATÉ GOLEOU

Fundando por uma dissidência do Campinense Clube, era natural que o "time de Zé Pinheiro" se tornasse o principal rival do Gavião, nos seus jogos pelo Campeonato Paraibano de Futebol. De fato, a rivalidade foi tamanha e maior ainda a sede de revanchismo da nova equipe, que durante sua curta existência não perdeu nenhum jogo para o rubro-negro.

Houve até uma histórica goleada de 4 a 1 no primeiro confronto entre ambos, no dia 28 de março de 1976, e que ainda hoje faz corar de vergonha. Bispo, Ronaldo, Edgar e Radar marcaram os gols do tricolor.

O ex-presidente Lamir Motta ainda hoje tem arquivada a bola do jogo, devidamente autografada pelos jogadores que participaram da partida. Douglas Ferreira guarda nos seus arquivos a foto da equipe e confirma que até no certame de juniores o tricolor manteve essa invencibilidade.

DECISÃO DE TÍTULO COM O BOTA

Na sua primeira participação no Campeonato Paraibano de Futebol, a Desportiva Borborema conseguiu desbancar Treze e Campinense. A equipe decidiu a competição com o Botafogo de João Pessoa, perdendo por 1 a 0.

Na verdade, o Gavião decidiu o segundo turno com o time da Capital, que ganhara o primeiro. O jogo foi realizado no dia 11 de julho de 1976, no "Almeidão" e o atacante Bispo chegou a perder um pênalti nos minutos iniciais.

Dirigido por Ivan Navarro, jogou com Sílvio; Roberto Oliveira, Toni, Almir e Tinteiro; Ronaldo, Odon (Cláudio) e Mazinho; Edmilson, Edgar e Bispo. O Botafogo foi campeão com Pompéia; Vinícius, João Carlos, Zé Luiz e Fantick; Baltazar, Reinaldo (Nilson) e Roberto Viana; Lucas, Mauro e Vandinho.

EX-SUPERVISOR SEGUROU TIME AMADOR E CONSERVA ARQUIVO

Ex-supervisor das divisões de base da Sociedade Desportiva Borborema e o homem que manteve o clube juridicamente vivo, Douglas Ferreira tem em casa um verdadeiro arquivo da efêmera existência da agremiação no profissionalismo do futebol paraibano. São fotos, recortes de jornais e até o diploma de vice-campeão de 1976, concedido pela Federação Paraibana de Futebol.

Ferreira, aliás, manteve o Gavião em atividade no futebol amador até 1998, quando resolveu se afastar para se dedicar mais à vida particular, cuidando de sua empresa. Douglas justifica que cansou de trabalhar sozinho pela agremiação. "Eu era presidente, treinador, roupeiro...", diz.

Na verdade, ele tirou o clube do certame da Liga Campinense de Futebol desde quando deixou a presidência da entidade, depois de desentendimentos com a FPF. "A Liga está acéfala", acusou.

Além de ter em casa um arquivo que traduz a história da Desportiva Borborema, Douglas Ferreira é o responsável direito pela existência legal do clube. Ele confirma que, juridicamente, o clube está todo em ordem.

No arquivo que Douglas conserva em sua residência, há álbuns com recortes de jornais, uma grande quantidade de fotos e uma espécie de caderneta com as anotações de todos os jogos da equipe. O que deixa o zeloso tricolor mais orgulhoso é o diploma de vice-campeão do ano de 1976 e que ele faz questão de mostrar.

Os dirigentes fundadores

Diretoria Executiva

Presidente: Lamir Motta

Vice-Presidente: Sebastião Alexandrino Leite (Menininho)

Diretor Financeiro: José Nunes Leite

Diretor Administrativo: Amaury Abrantes P. de Oliveira

Diretor de Esportes: Sebastião Alexandrino Leite

Conselho Deliberativo

Presidente: José Aurino de Barros Filho

Vice: José Borges de Medeiros

Secretário: Oscar Adelino de Melo

Auditoria Fiscal


Efetivos

Lourival Neiva Freire

Antônio Cabral de Castro

Luiz Alves da Silva

Suplentes

Newton Figueiredo

Hércules Gomes Pimentel

Pedro A. de Medeiros

Assessor Jurídico

Marcos William Guedes de Arruda (Macola)

Relações Públicas

Crysóstomo Lucena de Holanda

Assessor de Assuntos Gerais

Janos Tratai

Superintendente dos Departamentos de Esportes

José Aurino

16 comentários

  1. Horácio on 10 de dezembro de 2010 às 10:46

    Se o Gavião não tivesse sido criado por uma divergência entre diretores do Campinense, poderia ainda existir. Mas a única missão da Desportiva Borborema, era vencer o ex clube dos seus dirigentes.

     
  2. mario vinícius on 10 de dezembro de 2010 às 17:10

    Há fatos pitorescos sobre esta partida que o Gavião venceu por 4x1o Campinense. O Treze iria jogar em Esperança contra o América. Porém, como chovera na noite anterior e o campo estava sem condições de jogo, os trezeanos combinaram de ir ao estádio Amigão. Até parecia ser o Clássico dos Maiorais em termos de torcidas.

    Começou a partida e,aí, veio o inesperado. O primeiro tempo terminou 2 x 0 para o tricolor. No final, o Gavião aumentou para 4 x 1 !

    Eu recordo que, logo após o jogo,os trezeanos ligavam para os programas esportivos dizendo que o CC iria protestar o jogo, pois soubera que Bispo jogara sem a autorização do Papa ! E no dia seguinte, lá no Calçadão os torcedores do Treze e da Desportiva juntaram-se para azucrinar a torcida raposeira. Chegaram a comprar todo o horário do programa da Rádio Caturité "Postal Sonoro" para oferecer para os rubronegros, inúmeras vezes, uma música dos Golden Boys cujo refrão era: "um, dois, três, fica assim de gavião ! O meu barraco fica assim de gavião..."

     
  3. Jobedis Magno de Brito Neves on 13 de dezembro de 2010 às 16:28

    O RHCG está dando a antigos esportistas a chance de matar a saudade de antigos times e de grandes jogadores do passado em nossa cidade especialmente nas décadas de 60 e 70. Infelizmente foi extinta uma das mais tradicionais agremiações do futebol campinense desta época, que, hoje faz aflorar o saudosismo naqueles que tiveram a chance de vê-la em ação entre os quais meus amigos de infância Som, Fernando Canguru e Gil Silva que brilharam naquele time.
    Falamos da Sociedade Desportiva da Borborema o “Gavião da Serra” formada por antigos diretores do Campinense Clube. Fez vibrar antigos torcedores e ex- jogadores que estão matando a saudade de ver novamente a historia da fundação do time, aprontando suas as proezas no pouco tempo de existência, dificultando a ação dos adversário e, para surpresa de quem nunca tinha visto o time em ação, se tornando um osso duro de roer para os times da Serra da Borborema especialmente o Campinense Clube de onde saíram seus diretores, vencendo até de goleada o time da raposa.Além disso, o clube foi criado com por um grupo de empresários de grande suporte financeiro, destacando-se Lamir Mota, Menininho, José Aurino entre outros grandes desportistas da cidade.
    Além dessas conquistas teve a proeza de chegar na sua primeira participação no Campeonato Paraibano de Futebol, como vice campeão estadual e conseguiu desbancar Treze e Campinense. A Desportiva Borborema perdeu a decisão para o Botafogo de João Pessoa, por 1 a 0.
    O clube fez história, ganhou respeito e ainda enchem de orgulho seus poucos remanescentes torcedores, que estão tendo a oportunidade de extravasar uma alegria que guardarão por toda vida em seus corações. Para eles Gavião da Serra nunca deixou de existir.

     
  4. Felipe on 8 de junho de 2011 às 23:16

    Fiquei contente em saber que o GAVIÃO
    deixou saudades.Gotaria de manter contato com torcedores, que tiver al-
    guma foto. Tenho saudades daquela é-
    poca,que com muito orgulho defendi as
    cores da S.E.BORBOREMA.

    Silvio Forti
    goleiro
    sforti_italiano@hotmail.it

     
  5. Unknown on 27 de janeiro de 2019 às 19:11

    Metaljrgicas em campina grande em 1975

     
  6. Unknown on 13 de novembro de 2019 às 20:06

    Joguuei no gavião junto com Fernando canguru.Son Adelino Gil.Severo Magno
    Odeon.
    Á zaga era eu e son

     
  7. Unknown on 13 de novembro de 2019 às 20:07

    A Zaga era eu ademilton Som depois fui pro botafogo

     
  8. ANIEL DE MELO DIAS on 19 de abril de 2020 às 14:25

    O vice presidente era Sebastião Alexandrino DE MELO. Infelizmente meu avô não está mais entre nós. Essa história é muito importante para o futebol!

     
  9. Unknown on 2 de julho de 2020 às 23:19

    Um Abração pra tu

     
  10. Unknown on 2 de julho de 2020 às 23:21

    Eu sou o Marcos goleiro e tenho uma foto.

     
  11. Unknown on 13 de novembro de 2020 às 10:41

    Q saudades dessa época, sou torcedor do campinense , moro no Rio e estava no amigao

     
  12. Unknown on 13 de novembro de 2020 às 10:43

    Q saudades dessa época ,sou torcedor do campinense moro no Rio e estava no amigao

     
  13. Unknown on 27 de julho de 2021 às 22:03

    Sou uns dos jogadores do gavião jóquei junto com Pedro cangula servero Adão bispo jorge Luis goleiro.meu nome valtemir.vulgo nego Bila.

     
  14. Unknown on 27 de julho de 2021 às 22:14

    Meu nome é valtemir mais sou conhecido pelo meu apelido de nego Bila jóquei na desportiva Borborema o gavião que time massa os jogadores que jogamos junto meu amigo servero Pedro Cangula Adão bispo Mazinho goleiros jorge Luiz tinteiro biruqueta radar e Edimilson e outros saudades.

     
  15. Unknown on 27 de julho de 2021 às 22:20

    Alô vcs.que viro o meu comentário aí em Campina Grande eu gostaria que todos que estive ainda com todas está lembrança entre em contatos comigo.alo servero Paulo Marcelo.aquele abraço.

     
  16. Anônimo on 15 de agosto de 2023 às 20:12

    A Sede era onde foi o auditório da Rádio Borborema no Calçadão , joguei muito Totó com Mazinho , Severo

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br